FESTIVAL | PROGRAMAÇÃOPAÍSES E GRUPOS PARTICIPANTESCONFERÊNCIA INTERNACIONAL | EXPOSIÇÕES |  CICLO DE CINEMA OLHARES DO MEDITERRÂNEO | OFICINASHORÁRIOS E INFORMAÇÕES ÚTEIS |NOTÍCIASCONTACTOS

 

21.05.2018 – FESTIVAL CIOFF CULTURAS MEDITERRÂNICAS

 


 

23.05.2018 – Festival CIOFF Culturas Mediterrânicas decorre em setembro em Lisboa

 

Lisboa acolhe em setembro o Festival CIOFF Culturas Mediterrânicas, que vai transformar a cidade “num centro para as culturas mediterrâneas” e inclui música, cinema, exposições, oficinas, gastronomia, artesanato e uma conferência internacional, anunciou hoje a organização.

O festival, que decorre sob o tema “Mediterrâneo, Território dos 5 Sentidos”, decorre de 12 a 16 de setembro no Parque de Jogos 1.º de Maio e “contará com atividades que vão da música e canto à dança, passando pelo artesanato e gastronomia, em várias dinâmicas — da performance à formação — estimulando o conhecimento através da experiência”.

Além disso, nos dias 12 e 13 decorrerá, integrada no festival, a Conferência Internacional Mediterrâneo: Território dos 5 Sentidos, organizada pelo CRIA — Centro em Rede de Investigação e Antropologia, do ISCTE, com o apoio da Associação Turismo de Lisboa.

A programação inclui concertos de Rabih Abou-Khalil Quartet e Ricardo Ribeiro (Líbano e Portugal), Folk N’ Roll (Grécia), Fanfarra Luboyna (Macedónia) e Joana Amendoeira (Portugal), bem como de grupos tradicionais de canto e folclore, de países como Itália, Croácia, Portugal, Espanha, Sérvia, Tunísia e Turquia.

Durante o festival haverá oficinas de danças tradicionais, entrançamento, instrumentos tradicionais da Grécia e toques de adufe, e estarão patentes três exposições, uma das quais de trajes tradicionais dos países que participam na iniciativa.

Além disso, haverá também um mercado “onde estarão representadas marcas, produtores e artesãos que visam representar o Mediterrâneo como o Território dos 5 sentidos”.

O festival inclui ainda uma área dedicada às crianças, “com uma programação desenhada em parceria com a companhia Era Uma Vez — Teatro de Marionetas — que irá apresentar vários espetáculos ao longo dos dias do evento”.

Nos dias 13, 14 e 15 de setembro serão exibidos seis filmes que fizeram parte da programação e foram distinguidos em edições do Festival Olhares do Mediterrâeno — Cinema no Feminino.

O festival CIOFF Culturas Mediterrânicas é um “espaço de confluência de culturas e países mediterrânicos ou de influência mediterrânica”, que “tem como objetivos a promoção da paz através dos usos e costumes dos países representados, num cruzamento entre a tradição e modernidade, e a divulgação e promoção das singularidades que simultaneamente (n)os unem e diferenciam”.

O evento é organizado pela C.I.O.F.F. Portugal e pela Fundação INATEL. A organização espera “mais de 50 mil visitantes” ao longo dos cinco dias.

O Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore (CIOFF) é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, membro associado da UNESCO desde 2015.

Por Lusa