Quem Somos

A Associação CIOFF Portugal, atualmente presidida pela Fundação INATEL, tem por fim estabelecer a cooperação e a solidariedade entre os seus membros nas atividades de carácter desinteressado que desenvolvem no âmbito da organização e participação em Festivais Internacionais de Folclore, bem como na preservação e divulgação da arte e cultura tradicional portuguesa.

No âmbito das suas competências, nomeadamente assegurar a representação de Portugal junto do CIOFF® (Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais) e criar uma rede de Festivais Portugueses e de Grupos, a Associação CIOFF Portugal integra atualmente 28 membros, entre efetivos, associados e honorários.

Criado em 1970, com os objetivos de salvaguarda, promoção e difusão da cultura tradicional e do folclore, o CIOFF® é uma organização internacional cultural não-governamental (ONG) que mantém relações consultivas formais com a UNESCO, tendo sido acreditada em 2012, pelo Comité Intergovernamental, como Consultora para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. O CIOFF® está hoje representado em 101 países dos 5 continentes, que promovem mais de 300 festivais por ano.